O presidente da ABPM disse ainda na abertura da décima edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral que o país precisa aproveitar o novo ciclo da mineração mundial e que deseja apoio do governo para discutir com o legislativo o Código de Mineração e CFEM.

O presidente da ABPM, Luiz Maurício disse na abertura da décima edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que o desejo do setor é “discutir como fazer a mineração crescer.” Azevedo sinalizou o que o setor espera do próximo governo.

“Durante quatro anos, não temos dúvidas, fomos muito ajudados, mas muita coisa ficou por fazer. E eu desejo que o novo executivo que chega até nós no próximo governo não nos deixe novamente para discutir com o legislativo sozinhos, o Código de Mineração e CFEM. Isso tira a energia do setor e afasta principalmente o investimento do Brasil,” afirmou.

Segundo Azevedo foram vários ciclos perdidos. “Agora estamos no ciclo dos EV Minerals. Isso significa que são investimentos que poderiam estar aqui. O Brasil que poderia estar copiando a SIGMA que vale hoje quase 4 bilhões e ela em 2018 tinha acabado de fazer o seu IPO,” disse.

O executivo disse ainda que o setor gostaria de discutir com o novo diretor geral e diretoria colegiada da ANM, mais do que uma gestão participativa, mas como fazer a mineração crescer.

“A mineração está preparada para este novo momento. Nosso setor talvez seja o setor que mais produziu e que menos se contaminou na pandemia da Covid. Então acho que o setor mineral está no momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”.