Presidente do Conselho Superior da ADIMB disse ainda na abertura do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que a entidade esta pronta para colaborar com o novo governo com ações de aperfeiçoamento da mineração e da pesquisa mineral no país para gerar desenvolvimento, emprego e diversificar o portfólio de projetos e a produção mineral.

Para debater desafios e oportunidades da exploração mineral e mineração no país, especialistas, empresas, investidores e entidades públicas e privadas, estão reunidos no Parque Metalúrgico de Ouro Preto (MG), entre os dias 27 e 30 de novembro, na décima edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN-2022), promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB).

Considerado um dos maiores fóruns de discussão sobre prospecção mineral e mineração da América Latina, o SIMEXMIN, conta com cerca de 1.200 participantes do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Chile, Portugal, Peru, Colômbia, Argentina, Reino Unido e França.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Superior da ADIMB, Marcos André Gomes Veiga Gonçalves, destacou que encontro deste ano, vai debater temas importantes para o setor, como a pesquisa e produção dos minerais necessários para a transição energética, novos mecanismos de financiamento à pesquisa mineral, tecnologias, além de sustentabilidade, diversidade e inclusão na pesquisa mineral e mineração.

Marcos André citou que o simpósio vai muito além do aspecto técnico e do intercâmbio de experiências, pois ao longo dos anos o seu fio condutor tem sido o reencontro, a discussão aberta e franca.

“Somos uma indústria tradicionalmente focada no longo prazo, nossos cronogramas e análises não se atém apenas aos próximos anos, restando aí um horizonte de tempo que perpassa o tempo da política”.

O executivo disse ainda que ADIMB defende toda a qualquer política que leve o aperfeiçoamento da mineração e da pesquisa mineral no Brasil, que traga desenvolvimento e emprego, e sobretudo, que permita diversificar o portfólio de projetos e produção mineral, condizente com o tamanho, diversidade e riqueza do subsolo brasileiro.

“Buscamos colaborar com o governo atual e estamos prontos para colaborar com o novo governo que se inicia em janeiro de 2023, o qual desejamos êxito e nos colocamos à disposição para discutir mecanismos e instrumentos que promovam o crescimento da mineração brasileira,” ponderou.

Marcos André disse ainda que é a base do avanço científico e tecnológico se dá por meio discussões sadias e avaliação entre pares. “Simexmin busca isso. Queremos fomentar e fazer parte disso para as próximas décadas, e contamos com a confiança do setor nessa jornada”, finalizou.

Emmanuel Kamarianakis, embaixador do Canadá no Brasil disse que deseja aumentar ainda mais os investimentos e o comércio bilateral no setor de mineração entre os dois países:

“É um setor muito importante para o Brasil e também para o Canada e temos já um relacionamento forte e querermos reforçar mais essa relação.”

O embaixador destacou que diversas empresas canadenses já estão trabalhando e fazendo negócios no Brasil. E empresas brasileiras também estão fazendo investimentos no Canada. “São dois mercados muito sofisticados e queremos crescer mais este contato,” afirmou.  Emmanuel citou ainda que 70% da produção de ouro do Brasil é feita por empresas canadenses que operam no país.

A abertura do evento contou com a participação professor Roberto Xavier, presidente da comissão organizadora do Simexmin e diretor executivo da ADIMB; Lilia Mascarenhas Sant´Agostino, secretária de geologia, mineração e transformação mineral do Ministério de Minas e Energia; Guilherme Santana Lopes, diretor da Agência Nacional de Mineração, Gilmar Rizzotto, do Serviço Geológico do Brasil; Júlio  Nery, diretor  de Sustentabilidade  do Instituo  Brasileiro  de Mineração (IBRAM);  Sando  Mabel, presidente da  Federação das Industrias  de Goiás;  Edson  Ribeiro, Crisco;  Franscisco  Inácio, presidente da Society of  Economic Geologists e Eleonardo Lucas, pró-reitor da Universidade Federal de  Ouro Preto (UFOP).

O SIMEXMIN  –  réune a comunidade de prospecção nacional  e internacional para debater temas de interesse do setor. Organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), comemora sua décima edição, na cidade histórica de Ouro Preto (MG).

Exposimexmin – acontece paralela a programação técnica, e este ano, contará com mais de 50 estandes de empresas de mineração, prestadores de serviços e instituições   governamentais, como o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Agência Nacional de Mineração (ANM).  Durante a Exposimexmin os expositores irão apresentar novas tecnologias, inovações, produtos e serviços voltados para o setor de prospecção mineral e mineração no Brasil.