Projetos Colaborativos
No seu papel de promover o desenvolvimento técnico-científico e a capacitação de recursos humanos da indústria mineral brasileira, visando contribuir para seu avanço e maior competitividade, a ADIMB se utiliza de diversos instrumentos. O Projeto Colaborativo é um desses instrumentos.
Nos Projetos Colaborativos a ADIMB procura estabelecer meios operacionais que se traduzam em parcerias produtivas e de longo alcance entre empresas, grupos de pesquisa em Geologia Econômica/Metalogênese e de Exploração Mineral de universidades, Institutos de Pesquisa e com envolvimento de instituições governamentais.
Na construção de um Projeto Colaborativo o passo inicial é dado, na interação da ADIMB com a empresa, ou conjunto de empresas, para a definição das questões centrais que demandam incremento de conhecimento, numa região de estudo definida. A ADIMB procura, então, identificar nas Universidades, Institutos de Pesquisa e outras instituições, voltadas a pesquisa no setor mineral, a capacitação para resolver as questões colocadas pela(s) empresa(s).
O próximo passo é a elaboração do projeto de pesquisa, com a participação dos pesquisadores e pessoal técnico da(s) empresa(s), sob a coordenação da ADIMB. Com a aprovação do projeto, ele passa a ser desenvolvido, com o acompanhamento técnico e administrativo da ADIMB.
Em termos gerais as metas dos projetos colaborativos podem ser concentradas em 3 temas:
⦁ Definição dos principais controles e processos, nas escalas regional e de depósito, responsáveis pela formação de mineralizações.
⦁ Desenvolvimento e teste de novos métodos aplicáveis na pesquisa mineral.
⦁ Melhor compreensão dos footprints associados aos sistemas minerais investigados, promovendo melhor eficiência na avaliação do potencial mineral em nível de projetos greenfield e brownfield, ampliando as probabilidades de sucesso.
PROJETOS COLABORATIVOS EM DESENVOLVIMENTO
Empresa
Tema
Participantes
Vigência

Understanding the controls and processes associated with the origin of the hydrothermal Jaguar nickel deposit
UNB, UNICAMP, USP, UFOP, UQAC(Canadá)
2021 – 2025

The evolution of the Cu-(Au) deposits of the Carajás Province: the cases of Pedra Branca, Pantera, Santa Lucia and Antas Norte
UNICAMP, UFOP, USP
2021 – 2025

Geodinâmica e metalogenia das Províncias Minerais de Carajás (PA) e Quadrilátero Ferrífero (QF)
UNICAMP, UFOP, USP
2021 – 2025

The rare earth ionic clay Caldeira system in the Poços de Caldas alkaline massif (MG): from ore-forming processes to recovery
UNESP, UNIFAL, UNICAMP, UFG, UNB