Projetos Colaborativos

No seu papel de promover o desenvolvimento técnico-científico e a capacitação de recursos humanos da indústria mineral brasileira, visando contribuir para seu avanço e maior competitividade, a ADIMB se utiliza de diversos instrumentos. O Projeto Colaborativo é um desses instrumentos.

Nos Projetos Colaborativos a ADIMB procura estabelecer meios operacionais que se traduzam em parcerias produtivas e de longo alcance entre empresas, grupos de pesquisa em Geologia Econômica/Metalogênese e de Exploração Mineral de universidades, Institutos de Pesquisa e com envolvimento de instituições governamentais.

Na construção de um Projeto Colaborativo o passo inicial é dado, na interação da ADIMB com a empresa, ou conjunto de empresas, para a definição das questões centrais que demandam incremento de conhecimento, numa região de estudo definida. A ADIMB procura, então, identificar nas Universidades, Institutos de Pesquisa e outras instituições, voltadas a pesquisa no setor mineral, a capacitação para resolver as questões colocadas pela(s) empresa(s). 

O próximo passo é a elaboração do projeto de pesquisa, com a participação dos pesquisadores e pessoal técnico da(s) empresa(s), sob a coordenação da ADIMB. Com a aprovação do projeto, ele passa a ser desenvolvido, com o acompanhamento técnico e administrativo da ADIMB.

Em termos gerais as metas dos projetos colaborativos podem ser concentradas em 3 temas:

⦁ Definição dos principais controles e processos, nas escalas regional e de depósito, responsáveis pela formação de mineralizações.

⦁ Desenvolvimento e teste de novos métodos aplicáveis na pesquisa mineral.

⦁ Melhor compreensão dos footprints associados aos sistemas minerais investigados, promovendo melhor eficiência na avaliação do potencial mineral em nível de projetos greenfield e brownfield, ampliando as probabilidades de sucesso.