Encontro de executivos em São Paulo vai debater o impacto da transição energética no desenvolvimento de projetos minerais no país. 

A transição para uma economia global para energias limpas dependente da pesquisa e extração de minerais e metais na crosta terrestre. O evento promovido pela ADIMB reúne especialistas para debater avanços e desafios atuais no desenvolvimento da cadeia produtiva de projetos de minerais essenciais para a transição energética no Brasil.

O impacto da transição energética no desenvolvimento de projetos minerais no Brasil é o tema do IX Encontro de Executivos do Setor Mineral, que este ano, acontece em São Paulo, no dia 9 de outubro, reúne especialistas, empresários, gerentes e consultores  que atuam  na gestão e implantação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na exploração de minerais para a transição energética e sustentabilidade de empresas de mineração, além de profissionais de instituições governamentais e entidades que definem políticas públicas para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro.

Organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do setor Mineral Brasileiro (ADIMB), com o apoio da ABIMAQ, o encontro buscar promover a discussão sobre tendências, inovações e desafios que envolvem sustentabilidade, investimentos, e exploração mineral, além de parcerias e soluções para o crescimento do setor no Brasil.

 Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho da ADIMB, explica que o encontro deste ano, segue discutindo o tema da transição energética buscando passar uma perspectiva de produtores e consumidores de minerais essenciais para energias limpas, sobretudo, aqueles que decidem nas cadeias da matéria-prima, como  produtores que fazem a pesquisa mineral –  para terras raras, lítio, grafita, níquel, cobre – e consumidores, que segundo, Marcos André, produzem  equipamentos, produtos magnéticos, motores, turbinas eólicas, e são os grandes consumidores do setor mineral.  “Vamos abordar do depósito ao produto final”.

Tradicionalmente o Encontro de Executivos é realizado em Brasília, mas que por uma demanda do setor, o evento será alternado entre Brasília São Paulo. “É uma novidade e este ano, ele acontece no dia seguinte ao Invest Mining Summit, que será realizado na B3 no dia 8, evento ao qual a ADIMB está intimamente ligada, sendo uma das apoiadoras junto com a ABPM e o IBRAM, ou seja, eventos complementares e nós estamos todos com muita expectativa de que serão dois grandes eventos”, destaca Marcos André.

A edição 2024 do Encontro de Executivos terá palestras e painéis sobre o panorama global da mineração e o posicionamento do Brasil no comércio internacional de minerais críticos para a transição energética, nos segmentos de metais básicos, financiamento de projetos de pesquisa dos minerais da transição energética, avanços tecnológicos, demandas do mercado consumidor de minerais estratégicos e exploração mineral no país na era transição energética.  

Entre os palestrantes estão especialistas como Luciano Siani Pires,  Senior Advisor da Accenture, membro do conselho da Vallourec; Daniel Carvalho Diretor Global de Pesquisa, Processamento de Metais e Mineração/Wood Mackenzie; Pedro Paulo Dias Mesquita,  Gerente de Inteligência de Mercado de Mineração e Transformação Mineral do BNDES, Alberto Machado Neto, Diretor de Petróleo, Gás, Bioenergia e Petroquímica da ABIMAQ   e Rafael da Silveira Leão, da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Diset/Ipea).