ADIMB destaca potencial geológico da Província Mineral de Carajás durante o Latin Rocks, no Chile

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) marcou presença na edição 2025 do Latin Rocks, evento técnico voltado à exploração mineral na América Latina, realizado nos dias 8 e 9 de outubro, em Santiago, Chile.

Diretor Executivo da ADIMB, Roberto Xavier, foi um dos palestrantes convidados da sessão especial dedicada ao Brasil, e apresentou o tema: “Geology and exploration of Neoarchean and Paleoproterozoic Cu–(Au-Ni) systems of the Carajás Domain, Amazon Craton, Brazil”.

A apresentação reforçou o potencial geológico da Província Mineral de Carajás, no Pará, reconhecida como uma das mais importantes do mundo em depósitos de cobre, ouro e níquel associados a sistemas hidrotermais paleoproterozoicos e neoarqueanos.

“Participar do Latin Rocks é uma oportunidade estratégica para reforçar o papel do Brasil no cenário mineral latino-americano e mostrar ao público internacional os avanços técnico-científicos em nossas províncias minerais”, destacou Roberto Xavier após a apresentação.

O diretor executivo da Adimb foi um dos palestrantes convidados da sessão especial dedicada ao Brasil.

Oportunidade para o Brasil

O Latin Rocks é promovido pelo Chile Explore Group e reúne anualmente pesquisadores, empresas de exploração, investidores e representantes de governos de toda a América Latina. A edição de 2025 contou com mais de 300 participantes de 10 países e foco em minerais críticos, com sessões voltadas para ouro, prata, cobre e outros metais estratégicos para a transição energética e desenvolvimento tecnológico.

“A presença da ADIMB no evento reforça sua missão de promover a integração do Brasil com o circuito técnico e científico internacional, além de fomentar a atração de investimentos e o intercâmbio de boas práticas na área de geologia e mineração”, comenta Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho Superior da entidade.

Segundo Marcos André, a participação da ADIMB no evento também foi uma oportunidade para divulgar o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que acontece em maio de 2026, em Ouro Preto. O evento é considerado um fórum relevante para o desenvolvimento da pesquisa mineral do Brasil. 

Com presença crescente no cenário internacional da mineração, empresas brasileiras encontram no Latin Rocks um espaço estratégico para apresentar projetos, buscar parcerias e acompanhar as últimas tendências em tecnologia, geologia econômica e ESG.

Além da parte técnica, o evento oferece uma área de exposição, reuniões de negócios, sessões de networking, essenciais para quem busca financiamento, inovação ou novos mercados na área de exploração mineral.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você se inscreveu com sucesso.

Mailing ADIMB

Inscreva-se no nosso mailing e mantenha-se atualizado.