ADIMB destaca papel histórico da mineração em celebração dos 200 anos de relações Brasil–Reino Unido

Leonardo Faria, vice-presidente do Conselho Superior ressaltou a mineração como elo importante da cooperação bilateral, presente desde o século XIX e ainda estratégica para o futuro das relações econômicas entre os dois países. 

Cônsul de Belo Horizonte Laura Queiroz, José Luiz Marques e Mônica César, Vale Base Metals; embaixadora Stephanie Al-Qaq e Leonardo Farias, vice-presidente ADIMB, durante celebração no Palácio da Liberdade.

A ADIMB participou da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas do Brasil e Reino e os dez anos de atuação do Consulado Britânico em Belo Horizonte.  O evento realizado na terça-feira 19/8, no Palácio da Liberdade, reuniu autoridades do governo do estado, como o vice-governador Mateus Simões e representares do setor mineral brasileiro como comemorar a relações de cooperação entre os dois países.

Leonardo Faria, vice-presidente do Conselho Superior, representou a entidade no evento, destacou a mineração como elo histórico importante nessa parceria bilateral.

Ele lembrou que já no século XIX, com a criação da St. John’s Del Rey Mining Company, em Nova Lima, o Reino Unido consolidou presença no Brasil por meio da mineração de ouro, marcando o início de uma relação duradoura.

Faria ressaltou que esse legado se mantém atual, com a mineração sendo citada como um dos principais laços econômicos entre Minas Gerais e o Reino Unido. 

“A presença de autoridades como a embaixadora Stephanie Al-Qaq, o vice-governador Mateus Simões, o prefeito de Nova Lima João Marcelo de Azevedo Pereira e representantes de instituições como o Ibram reforçou a relevância estratégica do setor mineral no contexto da cooperação internacional”, disse Faria. 

Faria avalia que o evento deixou claro que a força da mineração segue sendo um dos destaques na trajetória dos 200 anos de relações entre os dois países.

Projetos estratégicos em curso

Em março de 2025, foi assinado o Memorando de Entendimento (MoU) – 2025, que renova e amplia o pacto firmado em 2020. O foco é a transição energética, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável 

Minas foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global Race to Zero, liderada pelos britânicos, com objetivo de alcançar neutralidade de carbono até 2050 

A embaixadora Stephanie Al-Qaq ressaltou o caráter sustentável e voltado para o futuro da parceria:

“Este não é um relacionamento apenas do passado, mas também do futuro, com comércio profundo e novas oportunidades para empresas britânicas em Minas Gerais.” 

plugins premium WordPress
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você se inscreveu com sucesso.

Mailing ADIMB

Inscreva-se no nosso mailing e mantenha-se atualizado.