Uma das maiores conferências europeias voltadas para o setor de mineração, a Resourcing Tomorrow Nines and Money, realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, teve a participação da ADIMB, que está articulando parcerias internacionais para promover o desenvolvimento do setor no Brasil. Com foco na transição energética global, o encontro reúne líderes da indústria, investidores, formuladores de políticas públicas e especialistas para discutir temas essenciais como sustentabilidade, descarbonização, ESG e minerais críticos.
Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho Superior representou a entidade na conferência. Ele conta que a participação da ADIMB no evento é uma parceria nova com os organizadores da Conferência Internacional de Mineração e Recursos (IMARC) que busca ampliar a presença da ADIMB em eventos internacionais e da IMARC no Brasil.
“A gente entende que eles são agentes importantes, que organizam vários eventos setoriais relevantes. E a ADIMB está aqui expondo um pouco do Brasil”, destaca Marcos André.
Marcos André comenta que uma publicação do Global Business Reports do Brasil sobre o cenário brasileiro foi distribuída aos participantes do evento. A edição conta com participação da ADIMB comentando pontos importantes sobre o setor mineral brasileiro.
Marcos André disse que notou uma grande presença de empresas com ativos vinculados a minerais críticos na conferência, países como Estados Unidos, Inglaterra e países Europeus reconhecendo que estão 30 anos atrás na corrida por minerais estratégicos e que precisam correr atrás do tempo perdido, buscando novos fornecedores.
“O Brasil foi muito falado na conferência como fornecedor de terras raras e lítio. Então isso demanda um esforço enorme, primeiro para garantir o fornecimento de matéria prima, que nós estamos chamando de OrFeeds, e segundo lugar, para desenvolver as tecnologias necessárias para o aproveitamento dessas matérias primas, já que muitas dessas tecnologias, sobretudo, no campo de terras raras, são chinesas, eles dominam as etapas de separação, transformação, produção de ímãs”, comenta Marcos André.
Marcos André destaca que a qualificação de mão de obra no país foi elogiada na conferência. Investidores árabes tiveram um papel bem ativo na conferência, que é termômetro que mede a temperatura do setor para a comunidade de mineração.
Com mais de 2 mil participantes de mais de 100 países, o Resourcing Tomorrow abrange toda a cadeia de valor da mineração, com empresas de mineração e energia, investidores, formuladores de políticas, consultores, empresas de tecnologia, representantes governamentais da Austrália, Armênia, Canadá, Chade, Nigéria, Reino da Arábia Saudita, República do Quirguistão, República Tcheca, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.