Em parceria com o IBMEC, a ADIMB iniciou o MBA em Gestão de Recursos Minerais voltado para profissionais que atuam em projetos e operações mineiras. A aula inaugural na terça-feira (3/9) reuniu alunos e a equipe das duas instituições que deram boas-vindas a primeira turma do curso, formada por 23 alunos de vários estados.
O presidente do Conselho Superior da ADIMB, Marcos André Gonçalves ressaltou a importância da iniciativa. Que segundo ele, preenche uma lacuna que existia de cursos de capacitação na área de gestão de recursos minerais. “Essa iniciativa já vinha sendo pensada desde os tempos do saudoso professor Marini. E finalmente agora conseguimos realizar essa parceria com o IBEMEC, para oferecer essa primeira turma do MBA de 15 meses, 100% do híbrido”.
Marcos André comenta que a primeira turma é formada por alunos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Ceará, São Paulo e Pará. “É uma oportunidade de contribuir para a formação de desses profissionais, levando mais habilidades e competências para esses profissionais e no final, entregar para o setor mineral profissionais mais preparados.” O presidente do Conselho da ADIMB destaca que o curso vai disponibilizar ferramentas e conhecimentos que vão ajudar os alunos do curso nos seus futuros desafios. “Também vai ser uma oportunidade de troca de experiências. Enfim, vamos buscar sem dúvida ter um excelente resultado com essa primeira turma já pensando nas próximas que virão.”
Marcos André agradeceu ao IBMEC pela parceria e elogiou o trabalho da equipe da ADIMB pelo esforço e dedicação para tornar o MBA uma realidade. “Agradeço a equipe da ADIMB pelo trabalho. Chegar aqui hoje nessa aula inaugural não foi fácil. Agora a gente abre mais essa frente e vamos estreitar essa parceria. Agradeço também aos alunos pela confiança depositada no trabalho da ADIMB.”
O coordenador do MBA, professor Carlos Canejo destacou a tradição e credibilidade de 50 anos do IBMEC em oferecer cursos de qualidade para treinamento executivo e in company. “Essa oportunidade que foi criada com essa parceria com a ADIMB em capacitar gestores na área de recursos minerais é excepcional para os alunos que irão no decorrer do curso absorver conhecimentos e se desenvolverem profissionalmente”, avalia Canejo.
O professor conta que o MBA foi construído de maneira a trazer aos alunos uma visão prática da gestão dos recursos minerais. “A matriz curricular foi feita pensando num equilíbrio saudável entre teoria e prática. Costuramos essa matriz com disciplinas da área de gestão para fomentar habilidades e competências gerenciais. Esse é um desafio do mundo contemporâneo.”
Os alunos vão passear por disciplinas que vão desde a liderança, gestão de conflito e de projetos, economia mineral e também a disciplinas sobre ESG, sistemas de gestão ambiental e outras mais especificas do setor mineral. São muitas oportunidades de aprendizado, explica canejo.
Para saber mais sobre o MBA em Gestão de Recursos Minerais acesse https://adimb.org.br/mba-2/ e se inscreva para a próxima turma.