Encontro vai debater papel do Brasil na transição energética global

 O evento promovido pela ADIMB vai reunir em Brasília, empresários, consultores, gerentes de pesquisa e representantes do governo e entidades que atuam no setor mineral brasileiro para juntos debateram como posicionar o país na corrida por minerais estratégicos para a transição energética.

“O Encontro é um importante fórum para análise, discussão e proposição de ações em temas de relevância e atuais relacionados ao desenvolvimento, avanços e desafios da pesquisa mineral no Brasil,” avalia Roberto Xavier, diretor executivo da ADIMB.

Xavier explica que o encontro vai reunir empresários, gerentes de pesquisa mineral e consultores de empresas de mineração que atuam na gestão e implantação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, no setor mineral no país, além de profissionais de instituições governamentais e entidades representativas que atuam na definição de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor.

 Para o diretor executivo da ADIMB, a transição para uma economia global digital e para energias renováveis e menos poluentes está fortemente dependente da pesquisa e extração de minerais e metais na crosta terrestre.

“A transição energética tem impactado o mercado de commodities, incluindo a demanda por cobre, níquel, cobalto, lítio, titânio, ETR pesadas, manganês, nióbio e grafita, que passam a ser consideradas como estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento sustentável dos países,” explica Roberto Xavier.

A programação do encontro   terá palestra e painéis com a participação de renomados profissionais que atuam no Brasil e no exterior, que irão apresentar uma visão ampla sobre minerais estratégicos, passando pelo potencial do Brasil, mercado consumidor, pesquisa, inovação, desafios, política governamental e regulatória para minerais estratégicos.

Palestrantes internacionais já confirmaram presença

Entre os palestrantes que já confirmaram presença no encontro está o canadense Joe Mazumdar, renomado profissional na indústria de mineração, com uma sólida formação acadêmica e uma extensa experiência em geologia, análise de mercado e planejamento estratégico. 

Mazumdar tem experiências em empresas como IAMGOLD, North Minerals e RTZ na América do Sul (Argentina, Chile, Peru e Equador), MIM Exploração em Queensland-Austrália, entre outras. Joe vai proferir duas palestras sendo uma sobre oferta e demanda de minerais estratégicos e a transição para tecnologias de baixo carbono, com uma visão holística e crítica do tema e outra sobre o papel do Brasil no mercado de minerais estratégicos.

Edison Ribeiro, diretor de Exploração, Recursos e Reservas Minerais na Vale também já confirmou presença no painel sobre projetos de minerais estratégicos no Brasil e seus principais insumos. Ribeiro tem 30 anos de experiência profissional na indústria de mineração, nas áreas de exploração, processamento mineral, engenharia de projetos, desenvolvimento de negócios, estimativas de recursos minerais e avaliação econômica de projetos minerais, especialmente minério de ferro, manganês, cobre e níquel.

Outras presenças confirmadas em painéis e palestras no encontro são Vitor Eduardo de Almeida Saback, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia; Mauro Henrique Sousa, diretor geral da Agência Nacional de Mineração, Guilherme Ferreira, chefe da Divisão de Geologia aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Ricardo Righ, CEO da MinaLaser e Alexandre Reis, diretor geral da SeweuroDrive Brasil, além de representantes da Sigma Lithium, Mineração Serra Verde e BNDES.

Para conferir a programação completa e fazer sua inscrição acesse: www.adimb.org.br

Últimas Notícias