Cursos

O programa de cursos da ADIMB está direcionado para temas inovadores e de grande relevância para os profissionais do setor mineral. Coordenados e ministrados por instrutores de prestígio nacional e internacional, os cursos ADIMB irão proporcionar oportunidade única de aprendizado e intercâmbio de experiências e informações.

A ADIMB procura  capacitar e atualizar os participantes com que há de mais inovador no conhecimento e técnicas em exploração mineral, de avaliação econômica de depósitos minerais, de normas e de legislação mineral.

A organização e oferta de cursos pela ADIMB é uma ação estratégica que se encaixa em suas missões estatutárias, que é proporcionar e estimular a interação entre o setor empresarial, o meio acadêmico e o poder público, contribuindo para a construção de um setor mineral fundamentado nas boas práticas, dos pontos de vista técnico, ambiental e social.

Cursos de 2022

1) GEOLOGIA ECONÔMICA DE MINERAIS DE ALTA TECNOLOGIA (GRAFITA E LÍTIO) NO SUL DA BAHIA, NORDESTE DE MINAS GERAIS E PROVÍNCIA BORBOREMA
19 a 28 de agosto de 2022 - 4 vagas disponíveis

ENCERRADO

SOMENTE 4 VAGAS DISPONÍVEIS

 

GEOLOGIA ECONÔMICA DE MINERAIS DE ALTA TECNOLOGIA (GRAFITA E LÍTIO) NO SUL DA BAHIA, NORDESTE DE MINAS GERAIS E PROVÍNCIA BORBOREMA

 

Instrutores:  Professores Antônio Carlos Pedrosa Soares (UFMG, CNPq) e Marcelo Reis R. da Silva (Consultor) com apoio de profissionais da Companhia Brasileira de Lítio, Lufi Mineração e Beneficiamento, New Mining, Sigma Lithium e Viva Mineração.

 Período:  19 a 28 de agosto de 2022

 Número de vagas: 25

 

APRESENTAÇÃO

O curso será realizado no formato field workshop, cobrindo depósitos de grafita e lítio das regiões sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais, com aulas expositivas sobre pegmatitos, a Província Pegmatítica da Borborema e a geologia de minerais da alta tecnologia no Orógeno Araçuaí. A Província Grafítica Minas-Bahia destaca-se por suas volumosas reservas de grafita lamelar (flake), ao passo que o Distrito Pegmatítico de Araçuaí contém as maiores jazidas em exploração e produção de lítio (espodumênio) do Brasil. Estes dois minerais compõem a seleta lista dos minerais da alta tecnologia (high tech minerals), porque são essenciais para a produção de baterias de alta capacidade e durabilidade, e de materiais (e.g., condutores e isolantes) de grande maleabilidade, e alta resistência química e física, dentre muitas outras aplicações. Os depósitos e tipos de minérios dessas substâncias são condicionados, na região focalizada, por ambientes e processos geológicos diversos, tais como sedimentação, metamorfismo e intemperismo, no caso da grafita; e processos ígneos e hidrotermais em ambiente tardi-orogênico, no caso do lítio. Estes ambientes e processos geológicos, registrados em protominérios, minérios e rochas associadas, serão examinados durante as visitas a afloramentos, prospectos e minas, além das aulas expositivas do curso.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Apresentar sínteses teóricas e práticas sobre pegmatitos, com foco em lítio, e depósitos de grafita, como base para identificação de minerais, texturas, estruturas e processos registrados pelas mineralizações, e os controles tectono-metamórfico e/ou ígneo-hidrotermal, regional e local, bem como processos de intemperismo, que formam os minérios, por meio de aulas expositivas, e exame de exposições naturais e artificiais, prospectos, minas e testemunhos de sondagem.

 

PÚBLICO ALVO PREFERENCIAL

Geólogos, Engenheiros-Geólogos, Engenheiros de Minas e Empresários que atuam em projetos de pesquisa mineral e mineração, em empresas privadas e instituições públicas, e alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da área de Geologia Econômica e Metalogênese.

 

MÉTODO

Cursos em formato field workshop, com aulas expositivas, e visitas a afloramentos, minas e prospectos de grafita e de lítio.

 

VESTIMENTA, CUIDADOS, ALIMENTAÇÃO EM CAMPO E EQUIPAMENTO

Por imposições das normas de saúde e segurança, os participantes devem trajar vestimenta adequada para atividade geológica de campo (calça comprida, camisa ou camiseta de gola, bota e colete refletivo). É aconselhável usar proteção contra o sol (chapéu ou boné e protetor solar) e ter sempre cheia sua própria garrafa de água potável. Dentro das salas de aula e dos veículos é obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo boca e nariz, durante todo o tempo de convivência. Serão fornecidos lanches (sanduíches, frutas e bebidas) para alimentação durante as jornadas de campo. O equipamento geológico (bússola, martelo, lupa) fica por conta de cada participante.

 

ROTEIRO DO CURSO

19/08 (sexta-feira) – Aulas sobre pegmatitos.

Local: Hotel Best Western Shalimar Praia Hotel, Porto Seguro – BA

Horário: 09–12h e 14–17h

Tema: A Província Pegmatítica da Borborema. (Prof. Dr. Marcelo R.R. da Silva)

 

20/08 (sábado) – Aulas sobre pegmatitos.

Local: Hotel Best Western Shalimar Praia Hotel, Porto Seguro – BA

Horário: 09–12h e 14–17h

Tema: A Província Pegmatítica da Borborema. (Prof. Dr. Marcelo R.R. da Silva)

 

21/08 (domingo) – Aulas sobre pegmatitos e depósitos de grafita

Local: Hotel Best Western Shalimar Praia Hotel, Porto Seguro – BA

Horário: 09–12h e 14–16h

Tema: Área pegmatítica de Solonópole – CE. (Prof. Dr. Marcelo R.R. da Silva)

Horário: 16:30 – 18:30

Tema: Geologia de Minerais da Alta Tecnologia no Orógeno Araçuaí. (Prof. A.C. Pedrosa-Soares)

 

22/08 (segunda-feira) – Grafita lamelar e maciça: protolito, protominério e minério. Tarde: aula expositiva.

08–15h: Atividades de campo em áreas de pesquisa da New Mining no extremo sul da Bahia, região de Itabela.

Local: Afloramentos e prospectos com grafita lamelar (flake) grossa a muito grossa e grafita maciça (lump).

Aula (16 –18h) – Tema:  Geologia de Minerais da Alta Tecnologia no Orógeno Araçuaí. (Prof. A.C. Pedrosa-Soares)

Pernoite: Hotel Best Western Shalimar Praia Hotel, Porto Seguro – BA

 

23/08 (terça-feira) – Grafita lamelar grossa a média: protolito, protominério e minério.

08–17h: Atividades de campo em áreas de pesquisa da Viva Mineração na região de Salto da Divisa – Almenara (MG).

Local: Afloramentos e prospectos com grafita de granulação grossa a média.

Pernoite: Almenara – MG.

 

24/08 (quarta-feira) – Grafita: a transição regional de granulação e os tipos de minério.

08–17h: Atividades de campo em áreas de pesquisa da Viva Mineração na região de Almenara – Jordânia (MG).

Local: Afloramentos, prospectos, minas inativas e exame de testemunhos de sondagem com grafita de diferentes granulações.

Pernoite: Almenara – MG.

 

25/08 (quinta-feira) – Pegmatitos litiníferos: visita à Sigma Lithium.

08–17h: Saída para atividades de campo na região de Almenara – Araçuaí (MG).

Local: Afloramentos para entendimento da situação geológica e dos pegmatitos, e visita aos trabalhos de prospecção e abertura da mina de espodumênio da Sigma Lithium.

Pernoite: Araçuaí – MG.

 

26/08 (sexta-feira) – Pegmatitos litiníferos: visita à mina da Companhia Brasileira do Lítio.

08–17h: Saída para atividades de campo na região de Araçuaí (MG).

Local: Afloramentos para entendimento da situação geológica e dos pegmatitos, e visita à Mina da Cachoeira (Companhia Brasileira do Lítio).

Pernoite: Araçuaí – MG.

 

27/08 (sábado) – Comparação entre pegmatitos distintos (Li, Be, gemas, minerais cerâmicos)

08–17h – Atividades de campo na região de Araçuaí – Coronel Murta (MG).

Local: Afloramentos e garimpos de pegmatitos e granitos, e visita à Mina da Água Santa (Lufi).

Pernoite: Araçuaí – MG.

 

28/08 (domingo)

08h – Viagem de retorno Araçuaí – Porto Seguro (previsão de chegada no aeroporto: 16h).

 

As aulas teóricas dos dias 19,20, 21 e 22 de agosto serão realizadas em Porto Seguro/BA no Best Western Shalimar Praia Hotel, localizado na Av. Beira Mar, 1 – Praia do Cruzeiro, Porto Seguro/BA, telefone: (73) 3288-7000.

 

O Best Western Shalimar Praia Hotel oferece diárias com desconto aos inscritos, bastando informar no ato da reserva que irá participar do CURSO ADIMB.

 

A ADIMB não custeará hospedagem ou quaisquer despesas dos participantes no Best Western Shalimar Praia Hotel.

 

A ADIMB irá custear as hospedagens nas cidades de Almenara/MG e Araçuaí/MG, ressaltamos que os demais gastos (alimentação, lavanderia, frigobar etc.)  são de inteira responsabilidade dos participantes.

 

 

PERFIL DOS INSTRUTORES



Antônio Carlos Pedrosa Soares (identificação em publicações: Pedrosa-Soares)

Graduado em Geologia (UFMG, 1979); Mestre (1984) e Doutor (2005) em Geologia Econômica (UnB). Foi professor do Departamento de Geologia da UFMG de 08/1979 a 11/2016. É professor titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFMG, pesquisador 1A do CNPq, e pesquisador-colaborador do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC) da UFMG. Seus principais estudos científicos abordam a Geotectônica e a Geologia Econômica (principalmente pegmatitos e grafita) do Orógeno Araçuaí, em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Participou da formação de 16 doutores e 45 mestres em Geologia, e da produção e publicação de 140 artigos em revistas científicas internacionais e nacionais, além de livros e capítulos, mapas geológicos e trabalhos em eventos. Coordenou e executou projetos de mapeamento geológico sistemático, contratados por CODEMIG e CPRM, que produziram a cobertura de 400.000 km2, em escala 1:100.000 e 1:50.000, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Foi agraciado com os prêmios Martelo de Prata (1988) e Colaborador Emérito (2016) pela Sociedade Brasileira de Geologia e, como orientador de pós-graduação, com os prêmios CAPES e UFMG de teses (2019). (Link para CV: http://lattes.cnpq.br/0388600397612432).



Marcelo Reis Rodrigues da Silva; DA SILVA (identificação em publicações).

Cursou Geologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 1976; mestrado no Programa de Pós-graduação em Geociências da UFPE – 1982; doutorado na Universidade de Munique, Alemanha – 1993. No início da carreira trabalhou como geólogo de exploração mineral prospectando novos jazimentos de scheelita na região do Seridó (PB-RN), durante um ano. Depois trabalhou no Laboratório de Análises Minerais da SUDENE como petrógrafo, durante mais de um ano. Ingressou na UFPE como mestrando e pesquisador em um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Em 1979 ingressou no quadro de professores do Departamento de Geologia como Professor Colaborador, tendo prestado concurso público em 1981 para a área de Geologia Econômica do Departamento de Eng. de Minas da UFPE, tendo posteriormente se transferido, juntamente com a área de Geologia Econômica, para o Departamento de Geologia da UFPE, onde aposentou-se em fevereiro de 2020. Durante sua vida acadêmica lecionou disciplinas a área de Geologia Econômica nos Cursos de Geologia e Eng. de Minas, além de Petrografia, Mineralogia Ótica e Geoquímica. Lecionou várias disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Geociências, especialmente Mineralogia dos Pegmatitos e Minerais Industriais.

 

INSCRIÇÃO e PAGAMENTO

A inscrição no curso deve ser realizada através do preenchimento do formulário online clicando aqui.

O pagamento da inscrição deverá ser feito somente após o preenchimento do formulário, através do sistema PagSeguro.

Profissionais de empresas associadas à ADIMB e de instituições públicas podem entrar em contato através do e-mail contato@adimb.org.br ou pelo telefone 61 3326-0759 para informações sobre outras formas de pagamento e reservas de vagas.

As reservas ou inscrições que não forem confirmadas até 15 dias antes do início do curso serão canceladas.

 

CATEGORIA INVESTIMENTO
Profissional de empresa associada à ADIMB R$ 4.890,00
Profissional de empresa não associada à ADIMB R$ 5.200,00

SOMENTE 4 VAGAS DISPONÍVEIS

ENCERRADO