Um novo horizonte para a Pesquisa Mineral Brasileira

27 a 30 de novembro de 2022, Ouro Preto/MG – Parque Metalúrgico

Participe! Veja a programação no link abaixo

27 a 30 de novembro de 2022, Ouro Preto/MG – Parque Metalúrgico

Amplie seus conhecimentos! Inscreva-se nos Minicursos

27 a 30 de novembro de 2022, Ouro Preto/MG – Parque Metalúrgico

Seja bem-vindo à
10ª edição do SIMEXMIN!

Referência em prospecção mineral no país, o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral – SIMEXMIN, é um evento técnico-científico, organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro – ADIMB, considerado um fórum relevante para o desenvolvimento da pesquisa mineral do Brasil. O SIMEXMIN tem como meta reunir a comunidade de pesquisa mineral em nível nacional e internacional para debater temas de interesse do setor.

Em uma retrospectiva recente, o VII SIMEXMIN em 2016 ocorreu em momento de forte crise na pesquisa mineral do país, com a instabilidade nos preços de mercado de commodities minerais, a diminuição nos financiamentos, aliado a condicionantes políticos e jurídicos.

Como contraste, em 2018, o VIII SIMEXMIN refletiu um novo momento, com uma recuperação gradual da pesquisa mineral, alavancada pela retormada do mercado de commodities minerais e, principalmente, pelas iniciativas governamentais de consolidar uma estabilidade regulatória.

Em 2020, ano que haveria o IX SIMEXMIN, o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19. O setor mineral também sentiu o impacto da pandemia, mas, apesar das dificuldades, foi resiliente, mostrando melhor desempenho entre todas as atividades econômicas brasileiras em 2020. Esse resultado foi possível pelo aumento da demanda por commodities minerais, impulsionado pela recuperação global. No entanto, com as restrições impostas pela Covid-19, o IX SIMEXMIN foi adiado, sendo realizado de maneira virtural, no segundo semestre de 2021.

Em 2022, a ADIMB tem a satisfação de anunciar a realização do X Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral – X SIMEXMIN 2022, que retornará ao seu modo presencial, de 27 a 30 de novembro, na aconchegante e turística cidade de Ouro Preto (MG).

O X SIMEXMIN trará sessões temáticas com a participação de profissionais da indústria, da academia e do governo, além de especialistas de nível internacional, que envolverão aspectos técnicos, econômicos, políticos, de investimentos e legais, sociais, ambientais e de governança, intrinsicamente relacionados à pesquisa mineral e mineração no Brasil.

As sessões temáticas serão complementadas com sessão poster que tem como objetivo promover as contribuições das universidades e instituições de pesquisa para o desenvolvimento do setor mineral no país, além da presença do III Encontro Nacional de Geologia Econômica (III ENAGE).

Neste contexto, a ADIMB convida as empresas, instituições e entidades atuantes no setor mineral brasileiro a estarem presentes no X SIMEXMIN 2022, para juntos debatermos os avanços e desafios na pesquisa mineral e mineração no país.

PATROCINADORES

PATROCINADOR DIAMANTE

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR COBRE

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO EDITORIAL

Já conhece Ouro Preto e o local do evento?

Clique no botão abaixo e conheça mais sobre a cidade e como chegar até lá.