-->-->

simexmin 2021

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) tem o prazer de anunciar a nona edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, IX SIMEXMIN, a ser realizada de 4 a 7 de julho de 2021, tradicionalmente na Cidade Histórica de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil.

O SIMEXMIN foi concebido como um fórum central para promover a interação de profissionais do setor com os setores acadêmico e governamental em diferentes áreas relacionadas à exploração mineral e geologia econômica no Brasil. Especialistas da indústria e da academia de várias partes do mundo também são convidados a contribuir com conversas de ponta sobre o entendimento e a exploração de sistemas minerais em diferentes configurações tectônicas. Sob essa perspectiva, o IX programa SIMEXMIN cobrirá diversos estudos e contribuições de especialistas da indústria, da academia e do governo, organizados em sessões temáticas, como Principais tendências no setor de mineração brasileiro, Mercado de commodities minerais, Províncias minerais emergentes no Brasil, Sustentabilidade Socioambiental em Exploração e Mineração, Restrição de Pegadas em Sistemas Minerais, Declaração de Recursos e Reservas Minerais, Minerais Estratégicos e Agro-minerais, Geotecnologias aplicadas à Exploração Mineral, Projetos em Estágio Inicial e Avançado e Geometalurgia. Este programa de palestras também será complementado por apresentações de pôsteres e por um conjunto de cursos de pós-simpósio.

Profissionais em início de carreira, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos em Geologia e Exploração Econômica, também considerarão o IX SIMEXMIN um excelente ambiente para a criação de redes, principalmente para preencher a lacuna entre estudantes e profissionais de meio a final de carreira.

Em 2021, o IX SIMEXMIN ocorrerá em um contexto de mudanças recentes na legislação mineral brasileira, juntamente com outras reformas estruturais no setor mineral pelo governo federal, visando tornar a indústria mineral do país mais competitiva em um cenário socioambiental sustentável. Sob esse ponto de vista, o IX SIMEXMIN também será o ambiente apropriado para a interação entre representantes da indústria e do governo, para discutir proativamente o futuro da exploração e mineração mineral no Brasil.